Informativos

23 nov 2015

I Encontro de Jornalistas reúne profissionais renomados

Com apoio da Zetra, o evento aconteceu em Tiradentes e debateu temas como economia brasileira e ética da profissão

 

A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, sediou o I Encontro de Jornalistas, nos dias 13 e 14 de novembro, na Pousada Brisa da Serra. Com patrocínio da Zetra, o evento foi organizado pelos jornalistas Audálio Dantas, diretor de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e Eduardo Ribeiro, fundador do Conselho Consultivo da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. O objetivo foi discutir o contexto social brasileiro e o futuro do Jornalismo, com presença de alunos do curso de jornalismo de diversas universidades. “O Brasil precisa combater a crise e avançar, o mesmo se dando com o jornalismo, que vive seguramente o seu mais difícil momento, com transformações que colocam sob risco veículos e empregos no mundo todo”, afirmou Dantas.

O I Encontro de Jornalistas foi dividido em quatro mesas de debate: PolíticaÉticaEconomia e O Futuro dos Jornais. No dia 13, Heron Guimarães (diretor de O Tempo), Luis Nassif (presidente  da Agência Dinheiro Vivo), Marcelo Beraba (diretor de O Estado de S. Paulo no RJ) e Gustavo César de Oliveira (diretor da Revista Viver Brasil) discutiram a influência política no conteúdo jornalístico e a polarização partidária que os veículos apresentam, hoje, no contexto social. Para Beraba, nos dias atuais há maior transparência na cobertura de investigações políticas e policiais graças à tecnologia, pois a internet disponibiliza o conteúdo na íntegra, como discursos e depoimentos. Nassif concordou e ressaltou que as chamadas novas mídias ajudam a minimizar a influência política, pois proporcionam oportunidades de cobertura além dos meios tradicionais, dando opções diferentes de opinião e visão à sociedade.

Em seguida, os jornalistas Domingos Meirelles (presidente da ABI e apresentador da TV Record), Juca Kfouri (colunista da Folha de S. Paulo, UOL e CBN) e João Rodarte (presidente da CDN Comunicação) debateram sobre os desafios éticos e morais no Jornalismo. Para Domingos Meirelles, temas como esse são fundamentais para a retomada da profissão: “O jornalista talvez seja um dos profissionais que menos discute o seu futuro. Quando se reúne com colegas de trabalho, o profissional conversa sobre política e não o seu ofício. Por isso que eu me pergunto: como uma categoria profissional com tanto prestígio há 40 anos chegou a esse ponto? O piso salarial em muitos estados chega a ser aviltante. Eventos dessa natureza deveriam se repetir com muito mais constância e velocidade”, ponderou.

Em tempos de cenário econômico desfavorável, Miriam Leitão (colunista de Economia de O Globo, CBN, GloboNews, TV Globo), José Paulo Kupfer (colunista de Economia de O Estado de S. Paulo e TV Estadão), Audálio Dantas e Richard Rytenband (comentarista da RecordNews) falaram sobre os desafios de comentar Economia e da necessidade de conhecimento amplo para aprofundar os dados e retransmiti-los ao público. A mesa “O Futuro dos Jornais”, formada  por Cida Damasco (editora chefe de O Estado de S.Paulo), Josemar Gimenez (diretor do Grupo Diários Associados), Daniela Arbex (repórter especial da Tribuna de Minas) e Luiz Fernando Gomes (editor-chefe do Lance) concluiu o I Encontro de Jornalistas de Tiradentes. Para Gimenez, o momento para os profissionais é de angústia e, para sobreviver, o jornalismo precisa se reinventar. Pensamento endossado por Marcelo Beraba. “Estamos terminando 2015 com muitas incertezas na Economia, na recomposição do governo e sua base de apoio, além da perplexidade e da paralisia dos movimentos sociais”, alertou.

Vice-presidente da Zetra recebe a Comenda da Liberdade e Cidadania

O encontro integrou o Dia da Liberdade, efeméride celebrada em conjunto pelas prefeituras mineiras de Tiradentes, Ritápolis e São João Del Rei, que relembra a Inconfidência Mineira e seu líder, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. As comemorações são marcadas pela entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania, outorgada a personalidades que prestaram serviços relevantes ao País. Na edição 2015, uma das agraciadas foi Rosy Araujo, vice-presidente da Zetra. “Mais do que um prêmio individual, é um reconhecimento coletivo. Nossas soluções são pensadas para melhorar o dia a dia de nossos clientes e sempre vamos apoiar iniciativas que visam ao progresso da sociedade”, destacou.

A Zetra possui parceria com a Prefeitura Municipal de Tiradentes há mais de dois anos, por meio do sistema eConsig aos servidores, aposentados e pensionistas. Recentemente, tornou-se pioneira sendo a primeira instituição a implementar a solução Zoom.RH, que auxilia no acompanhamento de despesas com pessoal.

Assista ao vídeo Zetra News clicando aqui.

Confira algumas fotos do evento:

I Encontro de Jornalistas em Tiradentes

I Encontro de Jornalistas em Tiradentes

I Encontro de Jornalistas em Tiradentes

Zetra no I Encontro de Jornalistas em Tiradentes

Rosy Araujo, vice-presidente da Zetra, entrega placa de homenagem ao prefeito de Tiradentes, Ralph Justino

Rosy Araujo, vice-presidente da Zetra, entrega placa de homenagem ao prefeito de Tiradentes, Ralph Justino