Incentivo ao esporte

Incentivo ao esporte é uma das ações que tornam a Zetra campeã no quesito Responsabilidade Social.

O objetivo é patrocinar esportes e atletas visando estimular o desenvolvimento humano por meio da superação de desafios. Ao praticar esportes, o ser humano conquista valores e competências que estão alinhadas ao mundo corporativo, como o trabalho em equipe, pro atividade, comprometimento, disciplina, inteligência emocional, tomada de decisões rápidas e resiliência. É por isso que a prática também se estende ao público interno da empresa, incentivando o esporte e o bem-estar de seus colaboradores.

Conheça alguns esportes e atletas patrocinados pela Zetra

Tênis

Luiza Fullana

Uma das maiores promessas do tênis brasileiro, Luiza Fullana chama a atenção na área esportiva. Com apenas 16 anos, ela participa de campeonatos nacionais e internacionais e apresenta resultados surpreendentes. A atleta de Brasília, apoiada pela Zetra desde 2014, tem uma rotina intensa de treinos, com foco e determinação. Não é a toa que, em 2015, consagrou-se vice-campeã de simples, no Circuito Juvenil de Tênis – Etapa RJ, na categoria 14 anos feminino. Em junho do mesmo ano, a jovem foi vice-campeã do Tournoi Jeune RSC Champigny 2015 e do Tournoi Meaux Oeillets 2015, na França, e ainda participou de torneios na Colômbia, no Equador e no Peru.

Além disso, Fullana foi uma das escolhidas pela Confederação Brasileira de Tênis a participar do Aquece Rio – Correios Brasil Masters Cup 2015, evento-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Realizado em parceria do Comitê Organizador Rio-2016, o evento foi um dos marcos da inauguração do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Em 2016, a atleta foi campeã da categoria 16 anos na seletiva realizada em Goiânia, no dia 2 de abril, que garantiu vaga no Circuito Juvenil Correios 2016 – Etapa Paraná.

Natação

Mônica Veloso

A paratleta Monica Veloso é um exemplo de superação na natação. Nascida na capital baiana, a atleta é patrocinada pela Zetra desde 2015 e tem em sua história conquistas dentro e fora das piscinas. Hoje, Mônica se destaca como parte do RankBrasil pelo recorde de primeira paratleta a concluir a travessia Mar Grande – Salvador (Baía de Todos os Santos, na Bahia), em 1997. Ao longo de sua carreira, Mônica bateu recordes mundiais e brasileiros, conquistando títulos em vários circuitos de maratonas aquáticas. No total, são 210 provas no currículo, sendo pioneira na maior Travessia da América do Sul.

A atleta já percorreu o mundo em competições e teve a chance de nadar em diversas piscinas e mares. Fora das raias, ela ministra palestras e é presidente da Associação Baiana de Atletas Deficientes. A instituição é a primeira exclusiva a atender a atletas portadoras de alguma deficiência física, mental ou visual, buscando fomentar o esporte para transformar o portador de deficiência em um ser independente, com melhor autoestima, focando em seu crescimento como pessoa e como paratleta.

Futebol

Zetra FC

Futebol é outro destaque entre as modalidades esportivas que a Zetra apoia. O time de colaboradores da empresa, batizado de Zetra Futebol Clube (FC), surgiu de uma ideia dos próprios funcionários. A equipe mineira já realizou dois jogos amistosos e foi inscrita na série C do Campeonato Metropolitano de Belo Horizonte da Liga Central de Futebol 7, chegando às quartas de final e figurando entre os oito melhores times do campeonato. Agora, o grupo treina com foco na próxima temporada.

Trekking

Equipe zetra

As equipes Zetra de trekking mineiro são formadas por 20 colaboradores de Belo Horizonte. O projeto é fruto da união dos funcionários que já praticavam o esporte e resolveram disseminar a ideia na empresa. A Zetra logo apoiou a iniciativa e patrocinou as equipes, contribuindo com os custos dos equipamentos e uniformes. São três equipes – Nativus BH, Rapa Nui e Renegados – divididas por cada área da Zetra, como Administrativa, Técnica e Treinamento.

A primeira participação em competições aconteceu em março de 2015, na 2ª Etapa do Circuito Mineiro de Trekking 2015. De lá pra cá, as equipes já participaram, ao todo, de oito provas na capital mineira e a expectativa por resultados só aumenta a motivação do grupo de colaboradores aventureiros.

Regata

Renato araujo e edu penido

Pela primeira vez, uma dupla de velejadores participou da Transat Jacques Vabre 2015, a bordo do Class40: Renato Araujo, presidente da Zetra, e Edu Penido, primeiro campeão olímpico brasileiro de vela. Eles cruzaram o Oceano Atlântico, partindo de Le Havre (FRA) até Itajaí, SC (BRA), percorrendo 5.4 mil milhas (9.7 mil quilômetros) e enfrentando condições extremas a bordo do veleiro Zetra. “A vela é um esporte que guarda muitas semelhanças com o mundo corporativo.

Do ponto de vista da inteligência emocional, tomada de decisões rápidas, trabalho em equipe, resiliência e proatividade são habilidades exigidas tanto no barco quando na vida empresarial”, compara Araujo.